UNIMETODO ensino c tecnologia Azul escuro.png

 

  • Ganhe CUPONS vale Bolsas para fazer sua Pós 

 

Sobre Pós-Graduação   

 

01 - O que é curso de pós-graduação?

02 - Qual a diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu?

03 - Como funcionam os cursos de pós-graduação lato sensu?

04 - Preciso fazer prova em curso de pós-graduação?

05 - Os cursos de pós-graduação são reconhecidos pelo MEC?

06 - Qual a duração do curso de pós-graduação lato sensu?

07 - É preciso elaborar TCC (trabalho de conclusão de curso) em cursos de pós-graduação lato sensu?

08 - Posso começar a pós-graduação antes de me formar?

09 - Tecnólogo (egresso de curso de graduação em tecnologia) pode fazer pós-graduação?

10 - Existe alguma diferença de certificado da pós online (ensino remoto) em relação a pós presencial?

11 - Quais são as vantagens da pós-graduação 100% online (esino remoto) em relação ao presencial?

12 - Cursos online (ensino remoto) são bem-vistos pelo mercado?

 

 

01 O que é curso de pós-graduação?

Pós-graduação é uma modalidade de curso oferecido a profissionais graduados que tem como objetivo aprofundar e complementar a formação do indivíduo, aprimorando e estreitando o seu conhecimento em determinada área, de acordo com a especificidade do curso escolhido.  Existem dois tipos de pós-graduação, que são:

 

Lato Sensu: cursos de especialização e MBAs, com carga horária igual ou superior a 360 horas/aula, nas mais diversas áreas do conhecimento, regidos pela Resolução 001/2018 do MEC;

 

Stricto Sensu: cursos de mestrado e ou doutorado, oferecidos através de programas específicos e devidamente regulamentados pela CAPES.

Somente alunos formados em cursos de graduação em instituições devidamente credenciadas pelo MEC podem cursar uma pós-graduação. Embora a maioria dos candidatos dos cursos de pós-graduação procurem cursos ligados a sua área de formação acadêmica, a legislação é bem flexível quanto a isso, não proibindo o candidato de realizar cursos em outras áreas do conhecimento. Atenção! Não é a pós-graduação que define a área em que o indivíduo vai atuar e sim a graduação. Antes de realizar uma matrícula em curso de pós-graduação, verifique com o seu conselho profissional se poderá exercer atividade laboral na área de formação da pós, caso seja em área do conhecimento distinta da formação na graduação.

 

 

02 Qual a diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu?

Os cursos de pós-graduação stricto sensu são voltados para a pesquisa científica e docência, e o lato sensu serve como uma especialização da sua área de atuação. De 2007 para cá, com a flexibilização da legislação específica da pós-graduação, já existem diversos cursos de formação docente a nível lato sensu, sobretudo àqueles voltados a docência no ensino superior.

 

 

03 Como funcionam os cursos de pós-graduação lato sensu?

Existem 3 tipos de cursos de pós-graduação oferecidos no mercado de trabalho hoje, que são os presenciais (onde toda a carga horária do curso é oferecida de maneira presencial, ou seja, o professor assiste o aluno em sala de aula ou atividades práticas na totalidade do curso), os semipresenciais (onde parte da carga horária é ministrada de maneira presencial, com assistência integral do professor, e parte da carga horária é ministrada em ambiente virtual de aprendizagem, através de vídeo-aulas, materiais complementares, chats, fóruns, etc., ministrados à distância) e à distância (onde todo conteúdo é ministrado em plataforma virtual – ambiente virtual de aprendizagem).

 

 

04 Preciso fazer prova em curso de pós-graduação?
Sim, independente da modalidade escolhida o aluno fará avaliação presencial ou no AVA (ambiente virtual de aprendizagem), de acordo com o projeto de curso oferecido pela Instituição de Ensino Superior que oferece/certifica o curso.

 

 

05 Os cursos de pós-graduação são reconhecidos pelo MEC?

Diferentemente dos cursos de graduação que passam por processo de reconhecimento pelo MEC, nenhum curso de pós-graduação lato sensu passa por processo de reconhecimento no MEC. Os cursos de pós-graduação devem constar no e-MEC (sistema MEC de informações) disponível para consulta pública, ter no mínimo 360 horas/aula e pelo menos 1/3 do corpo docente deve possuir título de mestre ou doutor.

 

 

06 Qual a duração do curso de pós-graduação lato sensu?

A Resolução 001/2018 não estipula prazo mínimo para formação em curso de pós-graduação lato sensu, porém especifica a duração mínima em horas (360 horas/aula). Comumente, no meio acadêmico, considera-se um prazo máximo ideal para que o conteúdo possa ser absorvido em condição excelente de 30 horas/aula por semana, o que projetaria uma formação mínima a nível lato sensu de 3 (três) meses no mínimo.

 

 

07 É preciso elaborar TCC (trabalho de conclusão de curso) em cursos de pós-graduação lato sensu?

A Resolução 001/2018 não menciona a necessidade de elaboração de TCC em cursos de pós-graduação lato sensu. A exigência de realização deste tipo de trabalho varia de uma instituição para outra. A grande maioria disponibiliza o TCC de maneira opcional aos alunos. Convém informar aos candidatos que alguns concursos públicos exigem o TCC para admissão do candidato aprovado em concurso. Desta forma os candidatos devem estar atentos e optarem pela realização do mesmo caso pretendam prestar concursos públicos.

 

 

08 Posso começar a pós-graduação antes de me formar?

Não, de acordo a Resolução nº 01/2018, artigo 1º § 1º, ¨os cursos de especialização são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação, que atendam às exigências das instituições ofertantes.

 

 

09 Tecnólogo (egresso de curso de graduação em tecnologia) pode fazer pós-graduação?

Sim, os formados em cursos de tecnologia recebem diplomas de graduação, tal qual os que se formaram em cursos de licenciatura e bacharelado. Por isso, não existe nenhum regulamento que proíba o tecnólogo de realizar cursos de pós-graduação, sejam eles de especialização, MBA, mestrado ou doutorado.

 

 

10 Existe alguma diferença de certificado da pós online (ensino remoto) em relação a pós presencial?

Quando você faz uma pós-graduação 100% online (ensino remoto), essa informação não fica registrada em seu certificado de conclusão. Esse documento terá as mesmas informações que o certificado de um curso presencial teria: nome do aluno e da instituição, qual foi o curso realizado, período de realização e data de conclusão. Não há qualquer menção ao curso ter sido feito na modalidade 100% online (ensino remoto). Ambos são amparados pela Resolução 001/2018, com a diferença da pós 100% online (ensino remoto) estar também embasada na Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020 e no Parecer 15/20 do Conselho Nacional de Educação.

 

 

11 Quais são as vantagens da pós-graduação 100% Online em relação ao presencial?

Os cursos de pós-graduação 100% online (ensino remoto) estão se tornando cada vez mais populares. Existem diversas vantagens e benefícios para os candidatos que escolhem esta modalidade de ensino:

Horários flexíveis: Você estuda em sua casa ou em qualquer outro lugar no horário que for mais conveniente. Desta forma você consegue se organizar para estudar sem estar preso a um horário específico e rígido, caso não possa assistir a aula do professor ao vivo. Ela ficará gravada e disponível par você no portal.

Economia de tempo e dinheiro: Sem a necessidade de deslocar-se até a Instituição de Ensino Superior para estudar você ganha tempo, além de evitar situações desgastantes como congestionamentos, exposição pública em horários e regiões perigosas, etc.  

Economia com material didático: Na grande maioria das instituições ofertantes de pós-graduação 100% online (ensino remoto), os materiais didáticos, complementares e de estudo são disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem de maneira gratuita, promovendo grande economia ao se evitar a compra de materiais físicos, como livros, apostilas, entre outros.

Mensalidades bem mais baixas que as do ensino presencial: O cursos presenciais costumam ter uma mensalidade mais elevada devido aos custos para a sua manutenção, que vão desde o consumo de energia e água à carga horária mais elevada dos professores. No ensino 100% online (ensino remoto) diversos custos acima não existem ou são diluídos com milhares de alunos espalhados por todo território nacional, possibilitando a instituição de ensino superior ofertar melhores condições de pagamento aos seus alunos.

Estude 100% sem sair de casa: Hoje os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade 100% online (ensino remoto) já são ofertados 100% à distância, desde a matrícula até a emissão do certificado. As provas podem ser realizadas no ambiente virtual, proporcionando ao aluno mais conforto e comodidade.

 

 

12 Cursos online (ensino remoto) são bem-vistos pelo mercado?

Sim, e a Pandemia do Covid-19 evidenciou esta situação. Hoje os cursos na modalidade 100% online (ensino remoto) possuem condições de ofertar aos alunos qualidade igual ou superior a presencial, devido a diluição de custos com milhares de alunos que estudam em território nacional, permitindo a IES contratar professores de alto gabarito e titulados. Hoje em dia, todos os grandes grupos educacionais oferecem cursos 100% online (ensino remoto). Com a popularização do 100% online (ensino remoto) e a disseminação de informações sobre a modalidade, fazer um curso de pós 100% online (ensino remoto) hoje em dia é sinal de comprometimento, disciplina e familiaridade com o ambiente virtual, virtudes desejadas no mercado de trabalho.